CI

Frente fria reforça chuva no Nordeste e mantém geadas no Sul

Chuva avança no Nordeste entre terça e quarta


Foto: Organização Meteorlógica Mundial

O Instituto Nacional de Meteorologia informou que a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico deve organizar um sistema frontal entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), favorecendo a ocorrência de chuva entre o litoral sul da Bahia e Alagoas. Segundo o instituto, as precipitações ganham intensidade na quarta-feira e também devem atingir Ceará, Piauí e Maranhão. Na Região Norte, a chuva ficará concentrada principalmente em Amazonas, Roraima e Pará, enquanto nas demais áreas ocorrerá de forma isolada. No Centro-Oeste, há possibilidade de chuva pontual no Distrito Federal na terça-feira e no extremo norte de Mato Grosso na quarta-feira. Nas regiões Sudeste e Sul, o tempo permanece estável, com previsão de geadas no Sul na terça-feira e também no sul de Minas Gerais e na região de Campos do Jordão, em São Paulo, entre terça e quarta-feira.

Na Região Norte, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas em Roraima, Amazonas e Pará na terça-feira. Acre, Rondônia e Tocantins devem registrar predomínio de tempo firme, enquanto as demais áreas poderão ter chuvas fracas e isoladas. Na quarta-feira, as precipitações se concentram principalmente no Amazonas e no Pará, permanecendo isoladas nos demais estados, incluindo o norte do Tocantins. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 20°C no sul da região, com máximas próximas de 32°C.

No Nordeste, o sistema frontal sobre o Atlântico deve provocar chuvas isoladas no litoral sul da Bahia e na região metropolitana de Salvador na terça-feira. O calor e fatores locais também favorecem pancadas fracas no interior do Ceará, Piauí e Maranhão, enquanto o restante da região terá tempo firme. Na quarta-feira, a chuva se intensifica entre o centro-norte e o leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão. Nos demais estados, as precipitações devem ocorrer de forma isolada. O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu aviso de risco potencial para ventos costeiros entre Itacaré e Porto Seguro na terça-feira. Na quarta-feira, há previsão de ventania entre o centro-leste da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, sul do Ceará, sul da Paraíba e na divisa entre Piauí e Pernambuco. As mínimas podem chegar a 15°C nas áreas serranas da Bahia, enquanto as máximas devem alcançar 35°C no sertão.

Na Região Centro-Oeste, o tempo deve permanecer estável na terça-feira, embora a presença do sistema frontal no Atlântico possa aumentar a nebulosidade e provocar chuvas fracas e isoladas no Distrito Federal e em Goiás. Na quarta-feira, a possibilidade de precipitação fica concentrada no extremo norte de Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com variação de nebulosidade. O amanhecer será frio em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, com temperaturas mínimas em torno de 10°C na terça-feira e 12°C na quarta-feira. No norte da região, as máximas podem chegar a 34°C em Mato Grosso e Goiás. O instituto também alerta para risco potencial de baixa umidade na terça-feira no leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas, e no sul de Goiás, em municípios como Jataí, Rio Verde, Caldas Novas e Itumbiara, onde a umidade relativa do ar poderá variar entre 20% e 30% durante a tarde.

No Sudeste, ventos úmidos vindos do oceano favorecem chuvas fracas e isoladas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro na terça-feira. Também há possibilidade de chuva isolada no nordeste de Minas Gerais devido à influência do sistema frontal no Atlântico. Nas demais áreas, o tempo permanece firme. O Instituto Nacional de Meteorologia mantém aviso de risco potencial para baixa umidade entre o oeste e o norte de São Paulo, abrangendo municípios como Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Votuporanga e Araraquara, além do Triângulo Mineiro e do sul de Minas Gerais. Há ainda alerta para ventos costeiros no norte do litoral fluminense e no litoral do Espírito Santo, incluindo São Mateus, Serra, Vitória e Guarapari. As madrugadas de terça e quarta-feira serão frias, com temperaturas inferiores a 10°C em grande parte de São Paulo e Minas Gerais, além das áreas serranas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O sul de Minas Gerais e a região de Campos do Jordão poderão registrar geadas isoladas. Durante as tardes, as temperaturas voltam a subir, com máximas próximas de 30°C no norte de Minas Gerais e de 26°C no oeste paulista.

Na Região Sul, a massa de ar frio e seco mantém o tempo firme em todos os estados na terça-feira. As temperaturas entre 0°C e 4°C durante a madrugada e o amanhecer favorecem a formação de geadas em diversas áreas. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso de risco potencial para geada no centro-sul do Paraná, em municípios como Ponta Grossa, Guarapuava, Castro, São Mateus do Sul, General Carneiro, Palmas e Clevelândia; em grande parte de Santa Catarina, incluindo São Joaquim, Urubici, Lages, Rio do Sul, Ituporanga, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Caçador e Major Vieira; e no norte, centro e campanha do Rio Grande do Sul, em cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Bagé e Santana do Livramento. Na quarta-feira, o ar frio perde intensidade, mas o tempo segue estável em toda a região, sem previsão de chuva ou de novas geadas, e as temperaturas máximas devem superar os 20°C em diversas localidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7